O estudo obrigatório de um jogo de tabuleiro poderia realmente ajudar o desempenho acadêmico e comportamento das crianças?
por Vanessa Barford
Na Armênia, toda criança de seis anos ou mais agora está destinada a aprender a jogar xadrez. As autoridades acreditam que as aulas obrigatórias podem “estimular o desenvolvimento intelectual das crianças em idade escolar” e melhorar as habilidades de pensamento crítico.
O país tem motivos de sobra para acreditar no xadrez. Os grandes mestres são tratados como estrelas do esporte, campeonatos são divulgados em outdoors gigantes nas cidades e as vitórias celebradas com o tipo de frenesi reservado para a maioria dos países do futebol. O xadrez é nada menos do que uma obsessão nacional!
Com uma população de apenas 3,2 milhões de habitantes, a Armênia bate regularmente potências como a Rússia, a China e os EUA, e sua seleção ganhou o ouro na Olimpíada Internacional de Xadrez em 2006 e 2008. E ainda mais, o presidente armênio Serzh Sargsyan acaba de ser reeleito presidente da Federação Armênia de Xadrez.
O país está investindo cerca de US $ 1,5 milhão para ensinar todos os seus filhos. Mas há quem questione se esta é realmente uma boa idéia. Os defensores do xadrez nas escolas alegam que sim. Um estudo de dois anos realizado em os EUA pelo Dr. Stuart Marguilies concluiu que o aprendizado de xadrez melhorou os resultados dos testes de leitura e desempenho em escolas de ensino fundamental. Outro estudo realizado pelo professor Peter Dauvergne, que também é mestre enxadrista, concluiu que jogar xadrez pode aumentar as pontuações de QI, fortalecer habilidades para resolver problemas, aumentar a memória e estimular o pensamento criativo.
Para quem é do contra, alega que há muitas outras coisas com que as crianças poderiam se beneficiar se fossem obrigatórias. “Há tanta coisa para aprender, tantos assuntos para colocar no currículo, seria uma pena perder algo como música ou arte para o xadrez.”
tradução livre por Ellen Giese a partir deste texto.