Pessoal,
Registramos e agradecemos a doação de livros, revistas, fotos, troféus e recortes de xadrez pertencentes ao Coronel Hindemburgo Coelho de Araújo, falecido há cerca três meses na idade de 96 anos, e que muito se dedicou ao longo da vida à sua paixão por xadrez e às forças armadas do Brasil.
Para quem não sabe, o Coronel Hindemburgo, além de diretor de xadrez do Clube Militar do RJ por longo tempo, foi um apaixonado por xadrez e inclusive defendeu as Forças Armadas brasileiras em match com a co-irmã argentina, tendo vencido histórico encontro em Buenos Aires (no tradicional clube Círculo Militar) em julho de 1958!
Ver foto aqui! O major (á época) Hindemburgo jogando de brancas contra um oficial argentino. Ambos fardados!
Ele também chegou a ser finalista de um Campeonato Brasileiro Absoluto (de julho de 1959, em São Paulo, vencido por Olício Gadia) representando as forças armadas, onde obteve a 11a. posição dentre 15 participantes. Tal feito é de poucos! Ver detalhes no excelente livro do jornalista Waldemar Costa, “Epopeia do Campeonato Brasileiro de Xadrez (1927-2008)”, páginas 92 a 95, sendo que o Coronel Hindemburgo aparece em foto no topo da pagina 93 (segundo da esquerda para a direita, na fila ao fundo de três partidas desta final citada).
O legado de livros e revistas doados por sua família já foi analisado pela diretoria da ALEX, que selecionou alguns livros para a Biblioteca Dijalma Caiafa e destinou outra parte para o nosso já tradicional Feirão da ALEX. Aproveitem! Há obras raras e excelentes, a maioria em espanhol! Muitos livros e revistas da tradicional Editorial Sopena (Argentina).
Agradecemos imensamente o gesto de doação de sua família, relatado nesta postagem, e citamos que prestaremos uma pequena homenagem ao Coronel Hindemburgo em futuro torneio memorial que realizaremos na ALEX.
E as coincidências da vida…. Dentre as fotos históricas que recebemos nesse legado, há uma de um torneio relâmpago (ROCK) do Clube Militar RJ, de 29 de agosto de 1964, onde o Coronel Hindemburgo aparece bem à direita sentado, com nosso também saudoso Alexano Dijalma Caiafa em pé (de óculos) logo atrás dele! O veterano Maurício Horta também pude identificar (é o terceiro sentado, da direita para a esquerda). Quem poderia imaginar que a paixão e amizade de ambos estaria registrada cerca de 54 anos após na biblioteca Dijalma Caiafa da ALEX!
Ver a foto aqui!
E mais um incrível registro histórico do xadrez fluminense…. Uma foto raríssima da abertura do Campeonato Interclubes do RJ, no Club Municipal, de 19/07/1950! O Coronel Hindemburgo aparece em pé à direita e, salvo erro meu, identifiquei o enxadrista cearense e cajuti Adail Catunda Gondim em pé à esquerda! Todos jogando de terno!!
Ver a foto aqui!
E sua última imagem, já próximo de partir….
Nada acontece por acaso!
O Xadrez une as pessoas!!
MF Alberto Mascarenhas
Muito bom Mascarenhas. Texto resgatando a história do xadrez carioca, que termina por eternizar um enxadrista pouco conhecido. Ótimas fotos, que registram a imagem do coronel Hindemburgo e do nosso saudoso Caiafa.
Caro Sr Alberto,
Para mim não resta dúvida que encontrá-lo foi uma coisa divina! A biblioteca e demais pertences de papai relacionados ao Xadrez não poderiam ter ficado em melhores mãos!
Agradecemos o seu carinho e desejamos que os itens doados sejam bastante proveitosos a todos da sua associação.
Lá onde está, Papai ficou feliz com a sua homenagem, tenho certeza!
Um forte abraço,
Marta
Eu, como neto, agradeço demais a homenagem. Espero de coração que meu avô continue vivo na memória de tantas pessoas, familiares e (inúmeros) amigos, e que o Xadrez se perpetue como instrumento de união. Vovô viveu o xadrez durante muito tempo. Que ele permaneça vivo através das peças e tabuleiros.
Caro Sr Alberto,
Suas palavras nos emocionam… Tenha certeza que alegrou a nós e também a Papai, onde estiver!
Encontrá-lo foi algo divino! A cada dia fico mais convencida de que o material que Papai deixou relacionado ao seu querido Xadrez, não poderia ter ficado em melhores mãos!
Mais uma vez, agradecemos o carinho e a atenção que nos dedicou.
Um forte abraço!
Marta
Sou sobrinha do Coronel, tio Hindemburgo . Fico feliz e emocionada pelo gesto de Nossa prima e a homenagem dos responsáveis pelo famoso clube de xadrez . Meu pai irmão de Hindemburgo , hoje com 89 anos Tb foi ou melhor é um grande jogador de xadrez . Pelo visto uma arte que aproxima da sabedoria e longevidade . Agradeço a valorização.
Um tio querido que me levou aos caminhos do xadrez. Excelente matéria.
Obrigada pela linda homenagem Sr.Alberto! Sou a neta mais velha do coronel Hindemburgo. Tenho certeza que suas palavras o emocionariam tanto quanto me emocionaram! Me fez lembrar daquele avô que, quando eu era criança, tinha em seu escritório um tabuleiro de xadrez e me falava quanto o xadrez estimulava o nosso raciocínio e concentração, enquanto eu queria brincar com as peças do tabuleiro! Fico feliz que todo esse material esteja em tão boas mãos e estimule ainda mais às pessoas ao estudo do xadrez!
Parabéns ao Coronel pelo amor ao Xadrez e aos livros, á família pela doação, e à ALEX pela sensibilidade.