Victor Hugo de Souza foi sócio-fundador do ALEX e presidente do clube em seus dois primeiros biênios (1975-76 e 1977-78).
Em homenagem a ele, nosso clube realiza o II Memorial Victor Hugo de Souza.
Esta é a sétima etapa do Circuito Clássico FEXERJ da ALEX em 2018, sendo válido para formação e movimentação de Rating FEXERJ.
O torneio é dirigido e arbitrado pelo AA Pedro Faraco.
O controle de tempo é de 1 hora para cada jogador mais 30 segundos de bônus por lance.
Serão disputadas seis rodadas emparceiradas pelo Sistema Suíço, sempre às 19:00 horas das terças-feiras:
- 1ª rodada: dia 21 de agosto
- 2ª rodada: dia 28 de agosto
- 3ª rodada: dia 04 de setembro
- 4ª rodada: dia 11 de setembro
- 5ª rodada: dia 18 de setembro
- 6ª rodada: dia 25 de setembro
O enxadrista que faltar a uma partida sem justificativa (WO) será removido do plantel. Além disso, de acordo com os regulamentos da FIDE e da FEXERJ, dois WOs, mesmos justificados, também acarretam a eliminação do jogador.
A taxa de inscrição é de 40 reais e poderá ser paga no início do torneio. Sócios da ALEX em dia com suas obrigações são isentos de taxa. Pessoas com 60 anos ou mais, jovens com 18 anos ou menos e portadores de necessidades especiais pagam meia taxa.
As inscrições estarão abertas até o início do Congresso Técnico, isto é, às 19:00 horas do dia 21 de agosto. A organização solicita a todos que se inscrevam com antecipação enviando e-mail para contato@alex.org.br!
A inscrição no torneio denota a plena concordância com a eventual utilização das imagens do enxadrista durante a prova por parte da organização.
Serão conferidos mini diplomas para:
- Grande Campeão;
- Vice Campeão;
- Terceiro Colocado Geral;
- Campeão Classe “B”;
- Campeão Classe “C”;
- Campeão Veterano (60 anos ou mais);
- Campeão Alexano;
- Campeão Jovem (18 anos ou menos); e
- Campeã Feminina.
Grande Dr Victor Hugo! Ele era dentista apaixonado por xadrez e em seu consultório em Olaria havia até espaço para xadrez! Deixava sempre um tabuleiro montado para analisar bou estudar algo enquanto esperava pacientes! Lembro-me bem dele convocar a turma para jogar o Interclubes ou qq. outro torneio longe de Olaria, e lotava sua Variant Verde com enxadristas, transportando todo mundo! Gente muito boa!
Passa o tempo, mas fica na memória ele me chamando de “Albertinho” por eu ser bem jovem na época. E também a primeira vez que joguei contra o gambito Marshall da Ruy Lopez (eu de brancas)…. foi com ele e eu achei que ele tinha entregue um peão de graça….
Nada acontece por acaso. Que Deus o tenha em bom lugar.