Pessoal,
tradições e boas memórias andam sempre juntas e assim a ALEX vai criando um mundo mágico de xadrez e amizades ao longo dos anos.
E vale a pena registrar aqui mais um pouco dessa história, feita no dia-a-dia do clube e moldada por altas doses de amizade e por que não dizer, de amor ao xadrez e tudo de bom que ele nos propicia.
A história do torneio das Rabanadas sintetiza muito isso! Já na sede nova da ALEX no Centro e com o Torneio do Bolo bem popular, em fins de 2009 alguns sócios (Adérito Pimenta, Albino Simões dos Santos e José Eduardo Bernardo dos Santos) não puderam participar do Torneio do Bolo daquele ano (em 22/12/09) e reclamaram! E o presidente do clube à época, Braulio dos Santos Junior, teve a feliz ideia de propor mais um evento boca livre logo a seguir para minimizar esta perda, e ele próprio providenciou as rabanadas pós Natal e o 1o. torneio blitz das Rabanadas ocorreu no dia 26/12/09!
E a boca livre anunciada funcionou! Mesmo com muito pouco tempo de divulgação e sendo logo após o Natal, houve 16 participantes, sendo que dos reclamantes apenas o José Eduardo compareceu!
E assim mais uma tradição começou a ser criada no clube, com o Torneio das Rabanadas ocorrendo sempre após o Torneio do Bolo, em fins de dezembro nos primeiros anos (de 2009 a 2012), e em seguida passamos a realizá-lo no começo do ano seguinte e em janeiro de 2014 iniciamos isso, abrindo nosso calendário anual (exceção para o difícil ano de 2021, quando o Torneio das Rabanadas excepcionalmente ocorreu em 09 de fevereiro, sendo também o Memorial Hilton Rios) e na maior parte das vezes no ritmo blitz, mas podendo ser rápido também.
O importante era e é haver rabanadas e amigos para um bom xadrez! Sendo que a partir de 2016 mais um convidado foi incorporado pelo presidente de então, Álvaro Frota, tornando-se parceiro inseparável das rabanadas… o sorvetão!
Desta forma, mais um bom motivo para estarmos na ALEX foi criado! E sigamos com esta tradição!
Assim, neste sábado 08/01/22 teremos o 13o. Torneio das Rabanadas e Sorvetão!
Conhecer nossa história valoriza nosso passado, sedimenta nosso presente e alavanca nosso futuro!
Prestigiem!!
Pelo que me lembro quem chegou de surpresa com o sorvete no torneio das rabanadas de 2016 foi o Mascarenhas!
Opa! Lembrei agora também!
Mas o sorvetão foi referendado com louvor pelo presidente Álvaro e incorporado à tradição do evento.
Opa! Foi mesmo!
Mas referendado pelo presidente Álvaro!!
Apenas uma correção: O José Eduardo do texto é o José Eduardo Bernardo dos Santos, não o Maia. Apesar de morar fora do Brasil à época (o José Eduardo é diplomata), ele sempre aparecia no seu velho clube nos finais de ano quando vinha visitar a família.