Um senhor de meia idade que gostava de cantarolar óperas aos Domingos enquanto jogava partidas de xadrez no Olaria Atlético Clube, na década de 1970, e que possuía um olho castanho e o outro azul (teria ele se inspirado no ex-campeão mundial Vasily Smislov, que chegou a dar recitais em torneios de xadrez acompanhado do também GM e pianista Mark Taimanov?).
Essa figura alegre, agradável e pura, assim descrita por Alberto Mascarenhas, um então jovem contemporâneo seu que viria a se tornar mais tarde Mestre FIDE e Presidente da Associação Leopoldinense de Xadrez – ALEX (atual Vice-Presidente) é o homenageado no IV IRT Memorial Walter Cortinhas que teve início hoje, às 9h30, na sede da ALEX, e que presta a devida reverência a Walter Luchetti Cortinhas, um dos sócios fundadores do clube.
Trata-se de um torneio de partidas pensadas (90’+30’’) em seis rodadas emparceiradas pelo sistema Suíço valendo rating FIDE, previsto para os dias 12, 13 e 19 de março de 2022, na sede do clube, e que premiará os três primeiros colocados com certificados digitais exclusivos emitidos pelo atual Presidente da ALEX, José Claide Teixeira Barros.
A realização do torneio, dirigido pelo AI Alexandre Lima, autor das fotos do primeiro dia das disputas, e que tem como árbitro principal o AN Paulo Rodrigues, marca, ainda, os dois anos de luta do clube em prol da saúde e do xadrez no Rio de Janeiro, tendo em vista a pandemia da Covid-19, que culminou na suspensão das atividades presenciais do clube de 13/03/2020, até a reabertura gradual a partir de 16/10/2020, com adequado plano de retomada e crescimento do número de associados desde então.
O torneio tem 35 participantes inscritos e contará com a participação do GM Darcy Lima, do MF Alberto Mascarenhas e também de mestres nacionais, além de outras enxadristas associados e não associados que procuram o aperfeiçoamento na Arte de Caíssa. Mais detalhes do evento podem acessados neste link.
Parabéns aos organizadores e participantes!!!