Pessoal,
foi um prazer realizarmos mais um IRT na ALEX!
Cada participante, árbitro, organizador, patrocinador ou simples visitante presencial ou remoto tem sua parcela pelo sucesso do evento e devemos agradecer a todos que alocaram seu tempo nele! Nosso mais sincero e efusivo agradecimento a cada um de vocês!!
Para ter ideia do nosso esforço organizacional, lembro que a capacidade da sala da ALEX é para 20 enxadristas, e com criatividade, bons processos e muito braço, conseguimos dobrar esse número batendo o record de participantes em torneios da ALEX, com 41 inscritos, mesas desmontáveis e uso do nosso corredor externo, com qualidade e pontualidade! Leo Simões, dentre muitos outros, ajudou muito nesse esforço de arrumação do espaço do torneio!
As 111 partidas já publicadas no site chess-results mostram de tudo! Viradas sensacionais, preparações arrasadoras, capivaradas homéricas, jogadas incríveis, diagramas de problema e o melhor de tudo, muita emoção e amizade através do xadrez!
Agora, para ficar na história da ALEX, vejam a partida Flávio Almeida x Juan Pablo Beserra, pela 6a. rodada… Fortíssimo apuro de tempo das negras, que as brancas tentaram explorar, num final puro de Dama e Rei para ambos!
O que aconteceu?? As negras deram um xeque de dama em f1, porém na linha de captura da dama branca, bem distante… (f1<->f8) e as brancas NÃO CAPTURARAM A DAMA e moveram rapidamente o rei!! Aí, as negras paparam a dama branca em f8 na jogada seguinte… e ganharam!! Que coisa !! (nota: tive de corrigir as jogadas finais no PGN e o texto original mudou ligeiramente)
Todos os detalhes do torneio podem ser vistos aqui !
O MI Luis Rodi, claro vencedor com 5,5/6 que após um tropeço na 1a. rodada (empate) venceu todas as demais partidas, jogando um xadrez de muita preparação e treinando firme para a próxima Olimpíada da FIDE, onde defenderá o Uruguai. A felicidade dele pode ser vista na foto da premiação! Parabéns e muito obrigado por participar do evento!!
MI Luis Rodi, vencedor do IRT de Inverno da ALEX
Outro ponto bem positivo foi a participação dos jovens Gianluca Almeida, Lucas Peixoto e João Camisão Soares, todos buscando aumentar seu rating FIDE. E conseguiram!
E neste contexto foi simplesmente espetacular o desempenho do Gianluca, que teve um ganho limpo no tabuleiro de 95,6 pontos de rating (!!) e conseguiu o segundo lugar desse forte torneio (ele era o 16o. na lista original de força!) com cinco vitórias em seis rodadas, sozinho com 5/6!!
Para traduzir melhor, ele fez 2,39 pontos a mais que o esperado, frente os adversários que teve (basta dividir os pontos de rating ganho pelo coeficiente K dele (40)) ! Parabéns garoto! Siga na sua trajetória vitoriosa!!
E em terceiro lugar tivemos o jovem iraniano Ali Hesamedini, jogando um xadrez muito combativo, só perdendo para o MI Rodi na última rodada! Fez 4,5/6 e obteve a 3a. colocação pelos critérios de desempate.
Minha partida com ele na 4a. rodada foi muito interessante! Vale ser vista e analisada! Como esperneei bem após perder um peão… e até passei um tático nele, mas no apuro (oops!) não ví o arremate existente e o empate acabou premiando a ambos.
Tentem ver como eu deveria ter arrematado após 40… Rh6 dele. Sem engine por favor! Eu fiz meu lance nesse momento com apenas 16 segundos no relógio… A primeira jogada a seguir é intuitiva e relativamente fácil, mas após a possível resposta das negras, eu não vi o “Coup de grace” seguinte e por isso não entrei nessa linha decisiva !
Desta vez, após quase dois anos e meio sem jogar um torneio dessa envergadura, resolvi ir para a arena e não me arrependi! Joguei partidas bem interessantes, voltou aquele friozinho na barriga que todos conhecemos e pus tanta energia nelas que não tive fôlego para jogar a última rodada e empatei na abertura. Apuro de tempo constante é sinal de inatividade…Mas já foi um novo recomeço! E ainda saí no lucrinho, com mais seis pontos de rating FIDE, novamente ativo!
E peço desculpas a todos por não postar aqui mais fotos do torneio, que existem!! Mal tive tempo de levantar da mesa nas minhas partidas, tal a intensidade delas, e não tirei fotos, só as poucas da premiação! Assim que receber mais fotos inserirei nesse post!
Mas vejam um vídeo do Joaquim de Deus da 1a. rodada aqui ! Bonito né??
E nosso agradecimento especial ao presidente Álvaro Frota, pelo apoio às ideias sugeridas e ótima delegação de tarefas, e ao árbitro Fernando Madeu, que conduziu com tranquilidade habitual o nosso IRT. Por citar também a ajuda do veterano tijucano Décio Koeller!
E fica o convite para participarem de nosso terceiro e último IRT deste ano, que acontecerá nos dias 22, 23 e 29 de outubro, com duas rodadas ao dia (10h e 15h) nos mesmos moldes dos que já realizamos este ano!
Nada acontece por acaso!
Juntos e com muito trabalho, na ALEX, fazemos acontecer xadrez de qualidade!
Todos os detalhes do torneio no Chess Results
Parabéns ao Mascarenhas, incansável batalhador do Xadrez fluminense, por mais este excelente torneio organizado!
O clube todo lhe agradece Mascarenhas!
Parabéns ao Mestre Mascarenhas pelo relato emocionado e à ALEX por mais este evento.
Considerei participar porém as primeiras rodadas caíram no Dia dos Namorados e a última coisa que eu preciso é de resistência em casa contra o xadrez! 😉
Aproveito para tirar uma dúvida: diversos posts do site condenam o “rating FIDE fabricado”. Do que se trata?
Prezado Pedro,
Diz-se que um rating é “fabricado” quando decorre de vitórias negociadas previamente, associadas a troca de favores, não estando ligada ao mérito esportivo.
Parabéns a toda equipe!
Alberto,
Como visitante que teve a oportunidade de participar do torneio em meio as férias no Rio, eu gostaria de dar o meu testemunho do seu relato e recomendar a qualquer apaixonado pelo xadrez que possa combinar o torneio na ALEX com um bom passeio pelo Rio.
Sobre o torneio, além de toda a atmosfera que você já descreveu, destacaria o conforto que é chegar só com uma caneta no bolso para anotar os lances e encontrar toda a estrutura de jogos, relógios e mesas preparados e com qualidade.
Sobre o passeio, a região da Cinelândia, onde fica a ALEX, tem no seu entorno uma incrível diversidade de espaços culturais e uma arquitetura impressionante, tudo está bem conservado ou foi reformado. Outras regiões, como a portuária, a Lapa e o Centro estão à distância de uma caminhada e são igualmente ricas de atrações.
Há também muitas opções de hospedagem e transporte, inclusive metrô e, na minha opinião, também a segurança da região central do Rio está muito boa.
Enfim, agradeço a vocês pela hospitalidade e espero poder repetir essa experiência no futuro.