Pessoal,
incrível realizar um evento de xadrez com tantas crianças motivadas, alegres e participativas! O Festival Caçulinha foi bolado para elas e é para elas que nos esforçamos para juntar xadrez, entretenimento, amizade, aprendizagem e bons momentos para todos os presentes. E sempre trazendo alguma surpresa ou novidade!
Agradeço a cada papai, mamãe ou professor que prestigiou e apoiou nosso evento e às 13 crianças que participaram desta vez! Minha esposa Ma. Goreti foi incansável no apoio, e o prof. Fernando Madeu na ajuda arbitral e na participação de seus alunos! Todos fizemos um pouco para que a festa do xadrez infantil na ALEX fosse a melhor possível!
Quanto mais atividades enxadrísticas e lúdicas com crianças tivermos, em mais clubes, em mais escolas, mais praticantes de xadrez teremos! E que sejam momentos de alegria e confraternização! A ALEX busca fazer a sua parte! E apoiamos todas as iniciativas nesse sentido!
A ALEX deseja e atua na criação de atividades enxadrísticas diversas, e o foco em crianças passa pela própria renovação e continuidade de nosso clube! Que venham mais e mais crianças frequentarem a ALEX!
Vamos agora conhecer nossos protagonistas?
Deixem-me contar e mostrar um pouco mais do que aconteceu neste sábado 16/julho na ALEX!
A terceira versão do Festival Caçulinha, além da pipoca habitual consistiu de três atividades:
1. Anotação algébrica. Noções básicas e prática: A motivação aqui foi fornecer às crianças o básico de conhecimento sobre a identificação das casas do tabuleiro, via combinação de letras das colunas e números das linhas, e a partir desse conceito inicial, explicar como identificar ou realizar uma movida ou captura de peça ou peão. Incrível a assimilação da garotada! A cada acerto, vibração pura! Subiam na cadeira para movimentar o mural que utilizamos, como se conquistassem uma montanha! Chegamos até a anotação do roque e aí era hora de mudar o disco… Quanta informação em tão pouco tempo!
Hummm, mas o cheirinho da pipoca começou a vir!! Terminamos a 1a. atividade com um ótimo resultado prático técnico por parte das crianças, que agora foram fazer fila na pipoca, para aguardarem a segunda atividade do dia… a surpresa preparada!
2- Sessão cineminha da ALEX começando! Uma ótima ideia do NM papai Marco Maia! Usar os recursos multimídia da ALEX!
No retorno do intervalo da pipoca, quem aguarda a criançada? No telão da ALEX nada menos que Magnus Carlsen ainda garoto! Contei a eles quem era ele e em seguida começamos a segunda parte do evento: a Sessão Cineminha da ALEX!
Mostramos na tela uma partida blitz do Carlsen x Kramnik (ver em https://www.youtube.com/watch?v=ul9lRmmrvlE) que terminou empatada e a seguir entrou em cena a garotinha Masha!!
A Masha joga super bem com seus cavalos!! E passou o rodo nos seus amiguinhos da floresta! Vejam em https://www.youtube.com/watch?v=oUfnNs152CQ e se divirtam também!
A criançada gostou tanto do cineminha da ALEX que pediram mais! Trouxemos então um partida magistral, com super efeitos de imagem! Curtam em https://www.youtube.com/watch?v=pli0GyCp0-o
Bom, após essas projeções no telão da ALEX mostrei aos papais e mamães o site www.chesskids.com, super recomendável para crianças e mostrei fotos do nosso GM Fier e uma partida dele jogada hoje na Polônia no site www.chess24.com !
Tudo isso para ilustrar para eles quantos recursos a internet oferece para o aprendizado ou a simples curtida de xadrez! E aí já era hora de jogar xadrez né?
3 – Torneio Temático da Abertura Ruy López! 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 … Mais pipoca, emparceiramento sendo feito do torneio temático e as crianças iniciaram a jogar suas partidas!! Devo dizer que o fato que mais me chamou a atenção foi que após a 1a. rodada, ELAS PRÓPRIAS já arrumavam as peças na posição do 3o. lance das negras na Ruy López!
Mais imagens do torneio!
E pensaram que a garotada queria parar?? Foram jogar até no corredor!!
E assim aconteceu mais um Festival Caçulinha!! Teremos agora uma pausa pela Olimpíada , mas fica o convite para a criançada participar do Caçulinha 4, que acontecerá no dia 3 de setembro, às 10 horas! Com muito xadrez e surpresas! Além de muita pipoca é claro!
Valeu muito cada minuto deste sábado!
Nada acontece por acaso!
MF Alberto Mascarenhas