Levon Aronian (Armenia, Elo 2812, Nr 2)
Hikaru Nakamura (USA, Elo 2789, Nr 3)
Fabiano Caruana (Italy, Elo 2782, Nr 6)
Boris Gelfand (Israel, Elo 2777, Nr 8)
Vishwanathan Anand (India, Elo 2773, Nr 9)
Na quarta-feira , 29 de Janeiro de 2014, irá começar o torneio que está sendo considerado o mais forte da história até o momento!
O Desafio de Xadrez de Zurich 2014 contará com seis participantes e é o primeiro torneio na história do xadrez com um ELO médio surpreendente de 2801!
A estrela do torneio será o campeão mundial recém-coroado Magnus Carlsen. Durante a sua primeira aparição desde a conquista do título mundial em novembro passado, o norueguês de 23 anos vai competir contra o seu antecessor e ex-campeão mundial, Viswanathan Anand ( número 9 no mundo), o armênio Levon Aronian (2º) , Hikura Nakamura (3º ) , Fabiano Caruana (6º), bem como Boris Gelfand (8º). A campeã mundial Hou Yifan participará desta ocasião única jogando uma simultânea com relógio contra os top 6 juniores suíços no dia 1 de Fevereiro.
Inusitadamente, um torneio relâmpago determinará a distribuição de cor logo no primeiro dia. Cinco rodadas de xadrez clássico, então, serão jogadas de quinta a segunda-feira (30 janeiro – 3 fevereiro), seguidas de um torneio de rápidas com as cores trocadas no último dia (4 de Fevereiro). Uma partida ganha no torneio clássico conta dois pontos, empate um ponto. Vitórias no torneio de rápidas contam um ponto e o empate soma meio ponto. Todos os jogos serão comentados ao vivo pelo GM Yannick Pelletier e IM Werner Hug e serão transmitidos ao vivo via Internet no site do Zurich Chess Club.
O Zurich Chess Club é o mais antigo clube de xadrez ativo do mundo, tendo sido fundado em 1809. Com o Desafio de Xadrez de Zurich 2014, o clube continuará a sua longa tradição de hospedar torneios de alto nível, a qual incluiu eventos memoráveis como o Torneio de Candidatos de 1953, o Desafio de Xadrez de Zurich 2012 (com Levon Aronian e Vladimir Kramnik), bem como o de 2013 com os grandes mestres Vladimir Kramnik, Viswanathan Anand, Fabiano Caruana e Boris Gelfand.