Pessoal,
como de hábito, a cada Festival Caçulinha são publicadas fotos de nossos protagonistas e um resumo do ocorrido, de forma a compartilharmos com todos vocês um pouco da festa infantil de xadrez realizada na ALEX!
Agradeço muito o apoio de minha esposa Maria Goreti, dos papais Márcio Grinberg, Pedro Faraco e João Paulo Gomes Silva e mamãe Aisha Jambo / papai Gabriel, da inestimável ajuda da acompanhante do João Victor e do Alexano Job Rodrigues!
E neste sábado, 12/11, não podia ser diferente! Muita pipoca, muito xadrez e, SEMPRE UMA NOVIDADE no Festival Caçulinha!
Creio ser essa pedra de toque, SEMPRE UMA NOVIDADE, que encanta mais as crianças, pois apesar de desejarem repetir em grande parte as experiências vividas anteriormente, são sempre surpreendidas com algo novo, diferente e que as fascina, e a nós também! Vale e muito todo o esforço criativo e laboral nosso nesse sentido!
Este Caçulinha foi menos concorrido, o que nos facilitou a tarefa de darmos mais atenção individual e podermos realizar uma atividade nova, que detalharei mais adiante.
Começamos com um torneio Blitz Robin Round a dupla volta (com animado sorteio no par ou ímpar para ver quem jogaria de brancas a primeira partida!) e ao final a classificação foi a seguinte:
1 – Ian Telek (já um Alexano!) – 12,0 pontos
2 – Fábio Grinberg – 11,0 pontos
3 – Lucas Dias – 10,0 pontos
4 – Bruno Grinberg – 8,0 pontos
5 – João Victor da Cunha – 7,0 pontos
6 – Daniel Gomes – 3,5 pontos
7 – Manuela Faraco – 2,5 pontos
8 – Danny Cohen – 0,0 ponto
De forma mais flexível possível, o pareamento era feito na medida da disponibilidade das crianças, com tempo para os atrasados chegarem, para os presentes irem pegar pipoca, refri, água ou um gostoso chocolate, conversarem e até mesmo jogar com os papais colaboradores presentes! E comigo também, pois vários queriam curtir pelo menos uma partidinha comigo! Muito legal!
E tudo parecia caminhar da forma já conhecida por eles… Aí que entra em cena a nova atividade planejada com muito tempo de antecedência, e que foi factível de implementação pelo menor número de presentes nesta edição!
Tratava-se da “fábrica de joguinhos de xadrez!” e explico do que se trata: É a utilização de tampinhas de garrafas PET para a montagem de jogos de xadrez com custo bem reduzido e muito aprendizado social e ecológico envolvido!
Fizemos esta atividade a partir da segunda metade do torneio, sempre alocando duplas numa mesa separada e protegida por toalha, para a montagem dos joguinhos.
Há um link com muitas fotos do evento! Abram abaixo e curtam!!
Cliquem em Fotos do 6o. Caçulinha!
ou pelo https://goo.gl/photos/682sH8RaVoyn63zGA
Passei a adotar esta atividade sempre que possível e na forma de surpresa, pelo menos uma vez a cada ciclo infantil ministrado, como este dos seis Festivais Caçulinha na ALEX em 2016 e guardo tampinhas PET de forma habitual em qq. lugar que eu vá!
Eu tinha já armazenadas em casa 320 tampinhas distribuídas em 10 bonitos jogos de peças! Era minha capacidade máxima para este dia e atendeu super bem!
Além disso, e para premiar a todos, ao fim de tudo houve um sorteio de uma camisa infantil de meus tempos como presidente da FEXERJ, que agradou em cheio a felizarda Manuela! Vai poder guardar/usar por um bom tempo a (grande!) camisa e com certeza lembrar desses bons momentos vividos.
Muito bom poder realizar e compartilhar um evento desses com essas crianças e seus responsáveis!
Parabéns à gestão do presidente Álvaro Frota.
A ALEX faz seu papel como clube de xadrez do RJ cada vez de forma mais diversificada! Logo em seguida ao Festival Caçulinha, começou um torneio de Rápidas FIDE na ALEX, lotando novamente nossa sala!
E com pipoca grátis na abertura!
E vamos fazendo mais e mais xadrez na ALEX!!
MF Alberto Mascarenhas
Hummm. Vou comecar a guardar as tampinhas.