História em Fotos
Veja também nosso Canal de Vídeos!
Caso você se reconheça em uma das fotos abaixo, ou reconheça amigos que não foram citados nas legendas, ou ainda encontre erros nos nomes citados, por favor, deixe um comentário para que possamos ir corrigindo e completando as informações!
E se você tiver fotos antigas da ALEX, por favor, nos envie para que as publiquemos!
Caso você se reconheça nas fotos ou saiba do nome de álguem, deixe seu comentário!
OI Álvaro. O cara da foto 2 encostado na escada sou eu. Apareço também na foto 3, ao fundo de costas. O cara que você pergunta o nome na foto 3 com a cerveja, é o Manoel, que aparece também na foto 4.
Abs.
Muito obrigado, Emmanuel! Aos poucos vamos recuperando a memória do clube!
Álvaro,
Algumas correções:
Foto 1 – 1977 – Churrasco de confraternização pela conquista do Campeonato Estadual por Jerônimo Pimenta, visto no centro da foto vestindo camisa axadrezada. À direita está André Cinelli, que era jogador do Guanabara. O churrasco foi na escola de jardim de infância de propriedade de Hélio da Motta e sua esposa, ambos vistos sentados no fundo à esquerda da foto (reparem que as mesas e cadeiras são de dimensões para uso de crianças). Na época, a ALEX funcionava no “terraço” do prédio visto ao fundo da foto 3 (cujos primeiro e segundo andares eram de salas de aula), que tinha telhas de amianto e no verão era uma “sauna”. Hélio da Motta Filho é o jovem que está de costas para a câmera e de frente para seus pais.
FOTO 2:
Outra visão do mesmo churrasco. No fundo à direita está Antônio Elias, de óculos, olhando para o lado. Paulo Klinger está à frente dele, com o rosto semi-tampado por outro comensal. Paulo Rezende Junqueira de Souza é o jovem de barba com o prato na mão, conversando com o não menos jovem Alberto Pinheiro Mascarenhas. Gilvan Nóbrega é o moço que está do outro lado do Alberto Mascarenhas e ao seu lado temos o Hélio Peixoto, por sua vez sentado ao lado do Emmanuel Miranda Pereira que está se levantando.
Foto 3 – Terceira visão do churrasco de confraternização. Sentada ao lado do Jerônimo Pimenta está sua irmã. Ele se encontra à direita da foto, com camisa axadrezada. Na mesa dele, sentado, de costas, está o André Cinelli. Ao fundo, sentado à frente da porta, de óculos, olhando para cima, vê-se Dijalma Caiafa. À frente dele, sentado atrás da coluna de madeira está Vitor Hugo, presidente da ALEX nos dois primeiros biênios, de 1975 a 1978. Hélio da Motta Filho está de pé, no centro da foto, bebendo um guaraná. A sua direita, de costas, vestindo camisa de bolinhas e pegando alguma coisa na mesa, Emmanuel Miranda Pereira. O jovem à esquerda da foto, dançando um samba com uma cerveja na mão é o Manuel Augusto Marques de Sá
Agora sim, Estelito!
Vou proceder às correções com base em seus comentários!
Muito obrigado!
Aliás, na FOTO 2, Emmanuel não está se levantando. Ele ficou comendo encostado à escada, porque não encontrou uma cadeira para sentar com o grupo.
Isso mesmo Estellito. Não havia mais cadeiras. Estava sentado meio de banda na escada.
A FOTO 6 foi batida na segunda sede da ALEX, que era um apartamento no segundo andar, na casa localizada no final da vila vizinha ao jardim de infância da Rua Noêmia Nunes, em cujo terraço do prédio dos fundos funcionou a primeira sede da ALEX, em Olaria, Rio de Janeiro, RJ.
As mesas ocupavam a sala e um dos quartos. Era uma instalação melhor que a primeira sede, pois contava com banheiro e cozinha com geladeira, no mesmo piso.
As fotos 1 a 5 foram batidas na primeira sede da ALEX.
Obrigado, Estelito!
Com sua contribuição, vamos escrevendo a história do clube para aqueles que chegaram posteriormente, como minha pessoa, por exemplo!
Bom dia!
Alvaro apareço na 1ª e 2ª fotos: na 1ª estou sentado ao fundo de costas o de óculos perto da escada é o Silvano que apareçeu na ALEX no mês passado em uma das aulas de 4ª feira; na 2ª ainda de costas sou o 2º da direita, bem magrinho de cabelo black rsrsrsr bons tempos.
Oi Álvaro,
Na foto 3, churrasco na ALEX, o rapaz sentado em frente ao Jerônimo Pimenta é o irmão mais velho dele. Você só cita a irmã do Pimenta.
Mais um dado recuperado!
Abraço,
Mascarenhas
O irmão do Jerônimo Pimenta também aparece na foto 1! É o que está no primeiro plano, ao lado do André Cinelli.
Abraço,
Mascarenhas
Álvaro,
vale registrar também que a ALEX efetivamente começou a funcionar na secretaria da escola citada! Tínhamos inicialmente apenas duas mesas de xadrez (no tamanho das atuais principais mesas de nossa sede), com os pés desmontáveis, e que eram montadas/desmontadas a cada novo dia de uso no espaço da secretaria! Sobre os dois relógios iniciais, um deles eu ganhei de prêmio num torneio no CXG e doei ao clube.
Algum tempo depois, subimos para o terraço citado, com mais mesas que recebiam tabuleiros de papelão. E lembro do primeiro armário, creio que doação da escola, que acolheu nossa 1a. biblioteca e onde guardávamos as peças e relógios!
Foto 5: A pessoa de barba atrás de mim chama-se Paulo César, mas o chamávamos de PC. O primeiro agachado é o Fernando. Curiosamente Eu, Rodrigo Cárpio, Fernando e o André Sartori aparecemos na Alex pela primeira vez no mesmo domingo respondendo a um anúncio que o Hélio pôs num jornal que circulava pela região chamado “Paralelo 28”.
Boa tarde!
Fui aluna dessa escola vários anos, gostaria de ter noticias
do Professor Édson Pires.
Se alguém puder me fornecer informações agradeço.
miuchapapelaria@gmail.com
Renata Grandini
Olá Renata,
Nós não possuímos maior informação sobre a escola onde nosso clube começou sua existência. Talvez o filho dos donos da escola, o sr. Hélio da Motta Filho, que foi ativo dirigente de nosso clube mas que hoje não o frequenta mais, possa dar-lhe alguma informação sobre o professor citado.
Saudações
Alberto Mascarenhas
Presidente da ALEX
Se não me engano, joguei com o Douglas Siviotti na Copa Fanta de 1994!